Aconteceu no último sábado, 22 de setembro, a cerimônia de premiação do II Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, promovido pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pelo Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM).
Do nosso curso, foram enviados dois vídeos produzidos no Laboratório de Vídeos Didáticos (LAVID), vinculado ao Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática (GPEEMAT).
Os vídeos enviados e selecionados, foram separados em quatro categorias: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Superior e Outros. As duas produções do curso de Licenciatura em Matemática concorriam, juntamente com outros 35 vídeos de todo o Brasil, na categoria Ensino Superior. Além da categoria juri popular, na qual o vídeo com mais curtidas no YouTube ganharia, foram selecionados 6 vídeos para a grande final, cujas produções seriam analisadas por um juri especializado, composto por profissionais de educação e cinema.
Dois dos três prêmios concedidos ficaram com as produções de nosso curso: “O barato que sai caro” e “Quase Ricas“, coordenadas pelo professor Márcio Nascimento, e que tiveram a participação de vários alunos do curso, egressos e uma estudante de outro curso:
- Renata Alves Lopes;
- Bruna Rodrigues Mesquita;
- Lidianara Mendes Santos;
- Cíntia de Araújo Ramos;
- Maria Edvirgens Rodrigues Alves (curso de Enfermagem);
- Tiago Camelo Sousa;
- Antonio Ramon Firmo da Costa (egresso)
- Antonio José Silva dos Santos;
- Francisco Nairon Marques (egresso);
- José Mário Pereira Chaves (egresso);
- Sâmia Kelly Cavalcante de Sousa;
- Rogério Azevedo Lopes;
- Dinar Paulino Damasceno;
- Carolina Cordeiro Oliveira;
- Aristide Vasconcelos da Silva.
Estes vídeos foram idealizados na disciplina de Produção de Vídeos Didáticos em Matemática e regravados para se adequarem ao regulamento do festival. Além dos certificados que serão enviados por e-mail, a comissão organizadora do Festival enviará as medalhas através dos correios e durante a VIII Semana de Matemática da UVA será feita a cerimônia de premiação da equipe participante. No ano de 2017, A “Trigonometria do Pênalti” também havia sido premiado.
