O vídeo “A trigonometria do Pênalti”, produzido por alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e com colaboração do professor Márcio Nascimento, tem aprovação na primeira etapa do I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática promovido pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro, através do projeto “Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática a Distância”, coordenado pelo professor Dr. Marcelo de Carvalho Borba.
O festival é dividido em duas categorias: Educação Básica e Ensino Superior. O vídeo produzido em nosso curso concorre na categoria Ensino Superior juntamente com outros 27 vídeos de universidades de todo o pais. Nesta etapa, a votação é aberta aos internautas, que votam nos vídeos através de curtidas (clicando no coração que aparece em cada vídeo). O mais votado (curtido) vence no quesito Juri Popular.
Na segunda e última etapa, os vídeos selecionados serão avaliados por um júri composto por artistas, cineastas, matemáticos e educadores matemáticos, onde serão avaliados e premiados até três vídeos em cada um dos seguintes quesitos:
1. Natureza da Ideia Matemática
2. Criatividade e Imaginação
3. Qualidade artístico-tecnológica
Para ver e curtir o vídeo produzido pelos estudantes de nosso curso, e único representante do estado do Ceará, basta clicar aqui ou na foto abaixo.
Os estudantes que produziram “A trigonometria do Pênalti” foram: Lidianara Mendes, Thaís Dias, Marciano Vasconcelos, Artistide Vasconceles, Bruna Rodrigues e Murilo Santana. A produção do vídeo contou com a colaboração do Instituto Federal do Ceará, que cedeu gentilmente o Ginásio Poliesportivo para as gravações, e do Laboratório de Vídeos Didáticos (LAVID).