Trabalhos apresentados no I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação

Delegação sobralense no Simpósio: Prof. Márcio Nasicmento (esq.), Karllinson Magno, Dinar Paulino, Renata Lopes, Thaís Dias, Ramone Freire, Jailton Rodrigues e Ana Lúcia.
Delegação sobralense no Simpósio: Prof. Márcio Nascimento (esq.), Karllinson Magno, Dinar Paulino, Renata Lopes, Thaís Dias, Ramone Freire, Jailton Rodrigues e Ana Lúcia Ferreira.

Entre os dias 23 e 26 de julho de 2019, o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) esteve representado por estudantes, professor e egressos no I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação – GEP – TDE da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento aconteceu em São Luís, capital maranhense, e consistiu de uma intensa programação nos turnos manhã e tarde. Palestras, minicursos, mesas redondas, comunicações orais, apresentação de pôsteres e lançamento de livros marcaram o evento.

De pesquisas envolvendo professores e/ou alunos e egressos do curso de Licenciatura em Matemática da UVA foram 9 trabalhos apresentados:

  • GEOGEBRA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATRIZES – Karllinson Magno Ávila Teófilo, Ana Lúcia da Silva Ferreira e Márcio Nascimento da Silva.
  • PRODUÇÃO DE VÍDEOS: (RE)ADQUIRINDO CONHECIMENTOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA – Márcio Nascimento da Silva, Jailton Rodrigues Holanda, Renata Alves Lopes.
  • TIC E PRODUÇÃO DE VÍDEOS: PANORAMA DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DO CEARÁ – Bruna Rodrigues Mesquita, Renata Alves Lopes e Márcio Nascimento da Silva.
  • PRÁTICAS COM O GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA – Thaís Dias Nascimento, Jailton Rodrigues Holanda e Márcio Nascimento da Silva.
  • CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS CANAIS CEARENSES DE MATEMÁTICA CEARENSES NO YOUTUBE – Jailton Rodrigues Holanda, Ramone Freire de CSousa, Thaís Dias Nascimento e Márcio Nascimento da Silva.
  • CANAIS CEARENSES DE MATEMÁTICA NO YOUTUBE: ANÁLISE DAS VIDEOAULAS ENCONTRADAS – Ramone Freire de Sousa, Renata Alves Lopes e Márcio Nascimento da Silva.
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS E JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE UM APLICATIVO DE JOGO ENVOLVENDO O CONTEÚDO DE POTÊNCIAS – Dinar Paulino Damasceno, Sâmia Kelly Cavalcante de Sousa e Alessandra Senes Marins.
  • PRODUÇÃO DE VÍDEOS: EXPERIÊNCIA CURRICULAR EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – Renata Alves Lopes, Bruna Rodrigues Mesquita e Márcio Nascimento da Silva.
  • WHATSAPP: UM RECURSO DIDÁTICO UTILIZADO EM UM CURSO PREPARATÓRIO PARA VESTIBULAR – Acácio Fonseca Salustiano, Francisco Wesley de Oliveira Mesquita, Nilton José Neves Cordeiro e Wendel Melo Andrade.

Os trabalhos apresentados são produtos de pesquisas e estudos realizados no Laboratório de Vídeos Didáticos (LAVID), Grupo de Estudos de Educação Financeira (GEEF) e Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática (GPEEMAT). Em breve a organização do evento disponibilizará os Anais contendo os resumos dos trabalhos enviados.

Insert math as
Block
Inline
Additional settings
Formula color
Text color
#333333
Type math using LaTeX
Preview
\({}\)
Nothing to preview
Insert