Entre os dias 3 e 7 de dezembro, aconteceu a VIII Semana de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Com o tema: “Sou professor de Matemática. E agora?”, foram cinco dias com atividades nos três turnos, envolvendo professores, estudantes e escolas de Educação Básica da Região Norte.
No período da manhã as atividades foram destinadas às escolas. Ao todo, seis turmas – ensino fundamental e ensino médio – participaram de oficinas realizadas por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UVA.

Já no período da tarde, aconteceram os minicursos. Abertas à todos os participantes, essas atividades foram ministradas por professores do curso e de outras IES, abordando temas relevantes para a formação do professor de Matemática.

No período noturno, aconteceram palestras e mesa redonda. Na abertura, o professor Rafael Eufrázio proferiu a palestra “Perspectivas e Saberes do professor de Matemática”. Na terça, aconteceu a mesa redonda composta pela professora Madeline Maia (UVA) e pelos professores Wendel Melo, Jeovane Nascimento e Robson Oliveira, que apresentaram e discutiram o campo de atuação do professor de Matemática nos diversos níveis de Ensino.


Na quarta-feira, aconteceram quatro palestras nas salas do Bloco de Matemática. As professoras Milínia Stephanie Nogueira Barbosa Felício,
Franciane de Brito Vieira e os professores Gilcenio Rodrigues de Sousa e
Hugo Victor Silva abordaram temas importantes na Matemática, na Educação Matemática e com relação à profissão de professor.




Na quinta-feira houve a Mostra Pedagógica, realizada na Praça São João, com exposição de jogos, materiais didáticos e trabalhos (pôsteres).



No encerramento, o professor Alexandre César Gurgel Fernandes (Universidade Federal do Ceará – UFC) falou sobre as possibilidades para a pós-graduação em Matemática e problemas interessantes para possíveis dissertações de mestrado.

Também no encerramento aconteceu a premiação dos estudantes que participaram do II Festival de Vídeos e Educação Matemática, promovido pela UNESP, no qual dois vídeos produzidos no curso (“Quase Ricas” e “O Barato que sai caro”) foram premiados na categoria Ensino Superior.

Já a International Statistical Literacy Project (ISLP), competição internacional de pôsteres sobre estatística, em sua fase classificatória, teve um trabalho do curso de Licenciatura em Matemática e mais três trabalhos de escolas sobralenses classificados para a fase latino-americana. Os trabalhos foram orientados por professores do curso.

Ainda nas premiações, os estudantes que apresentaram trabalho na quinta-feira nas categorias Pôster e Comunicação Oral, receberam o II Prêmio Professor Miguel Silva, concedido aos trabalhos com melhores notas. Na categoria pôster, o trabalho vencedor foi “UM ESTUDO PAUTADO NAS INTEGRAIS DE FRESNEL SOB A PERSPECTIVA DA SEQUÊNCIA FEDATHI”,
de Carlos Eduardo Soares de Maria.
Jailton Rodrigues Holanda/Ramone Freire de Sousa (TIC NA MATEMÁTICA: VIDEO COMO POSSIBILIDADE PARAAPRENDIZAGEM) e Karoline de Sousa Bezerra/André Santos Silva (SOFTWARE FEDATHI: UMA PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE SESSÕESDIDÁTICAS SOB A PERSPECTIVA DA SEQUÊNCIA FEDATHI NO ENSINO DEMATEMÁTICA) ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro.
Já na comunicação oral, o trabalho vencedor foi o de Maria Edna Gomes Brito: “AS MULHERES NA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE PROPAGAÇÃO DE CONHECIMENTO UTILIZANDO O INSTAGRAM”.
Francisco Geovane da Silva Araújo (PROJETO CHRONOS: DESENVOLVIMENTO DESOFTWARE DE TRABALHOSACADÊMICOS PARA PESQUISAS NO ENSINO DAMATEMÁTICA) e Miquéias Gomes Ferreira (SENSAÇÕES DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICADIANTE DE METODOLOGIAS NÃO TRADICIONAIS) ficaram em segundo e terceiro, respectivamente.

Os certificados dos participantes já se encontram disponíveis na página do evento (www.matematicauva.org/sm2018). Em breve, estarão também disponíveis os certificados de apresentação de trabalhos.