Entre os dias 6 e 10 de novembro de 2017, aconteceu a VII Semana de Matemática e I Encontro PIC – Região 03 – Sobral. O evento foi promovido pelo curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
O tradicional evento foi realizado na última semana do semestre letivo 2017.1 e teve a participação de estudantes não apenas do curso, como também da UVA em geral, de escolas e professores de Matemática da região, bem como de estudantes de outras IES.
O evento foi dividido em basicamente quatro blocos: oficinas destinadas às escolas da região; minicursos destinados aos estudantes do ensino superior; palestras abertas ao público em geral; Mostra pedagógica e apresentação de trabalhos.
Nas manhãs, 05 escolas da região participaram do evento através de oficinas mediadas por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática.


Os minicursos, destinados a estudantes do nível superior e aos professores de Matemática da Região, aconteceram em sua maioria no período da tarde. Foram 05 atividades mediadas por professores e estudantes do curso.


As palestras aconteceram no turno da noite, no Auditório do IFCE e também no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus Derby. Na abertura do evento, a professora Dra. Maria do Carmo de Sousa, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ministrou a palestra “O Movimento Matemática Moderna no contexto brasileiro: implicações para o Ensino”, na qual relatou parte da pesquisa que estava em andamento com o saudoso professor Miguel Silva, seu orientando. Também nesta noite, fora exibido o documentário produzido pelo estudante Edson de Sousa Ribeiro, com depoimentos de amigos e familiares do professor Miguel Silva.


Na terça, o professor Wanderley de Oliveira Pereira (FAFIDAM) falou sobre Geometrias não-euclidianas e, em seguida, com a professora Elaine Sampaio e o professor Edvalter Sena, debateram sobre as possibilidades de abordagem desse assunto na formação de professores.



Já no dia 8, quarta-feira, houve a palestra da professora Narjara Machado, falando sobre o “fenômeno” Cocal dos Alves (Piauí) e as Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): “Ensino Médio Augustinho Brandão: O conhecimento nos permite conquistar e expandir.” Na ocasião houve a premiação da estudante Letícia Santos por seu desempenho na OBMEP 2016 – medalha de ouro – e uma mesa redonda sobre a influência das olimpíadas no ensino de Matemática, com a participação do professor Edson Júnior e dos estudantes Tiago Camelo e Eduardo Soares.




Na quinta-feira, dia 9, houve a apresentação de trabalhos nas modalidades Comunicação Oral (tarde) e Pôster (noite). No total foram 20 trabalhos apresentados, além de exposição de jogos e materiais didáticos na Praça São João.



E para encerrar o evento, a professora Madeline Maia, do curso de Pedagogia da UVA, proferiu a palestra “Alfabetização Matemática”.

Também, aconteceu a premiação dos estudantes que produziram o vídeo “A Trigonometria do Pênalti”, um dos vencedores do I Festival Nacional de Vídeos Digitais e Educação Matemática, promovido pelo GPIMEM/UNESP.

Em seguida, houve a entrega do I Prêmio Miguel Silva, destinado aos trabalhos de maior pontuação por parte dos avaliadores. Os vencedores foram: “A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PORTUGOL NO ÂMBITO DO ENSINO DA MATEMÁTICA” (JOSÉ DIEGO LOPES ROCHA, GABRIELLY DE SOUSA OLIVEIRA, DANIEL BRANDÃO MENEZES) na categoria Comunicação Oral e “UM ESTUDO DE CASO DE UMA FUNÇÃO INTEGRÁVEL E A RELAÇÃO COM A SEQUÊNCIA FEDATHI” (KAROLINE DE SOUSA BEZERRA, HERMÍNIO BORGES NETO, DANIEL BRANDÃO MENEZES) na categoria Pôster.

Ainda, houve sorteio de vários livros e acessórios entre os inscritos no evento.
Em breve será divulgado pela organização do evento, formulário de avaliação para que as próximas edição possam ser cada vez melhores.