
A coordenação do curso de Licenciatura em Matemática da UVA divulgou nota de esclarecimento acerca da não oferta de vagas para o nosso curso no próximo vestibular da instituição.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) vem por meio desta nota justificar a toda a comunidade acadêmica e sociedade o motivo de não ter ofertado vagas no vestibular 2020.2.
Inicialmente, gostaríamos de destacar que o trabalho do professor universitário desempenha é baseado no tripé “Pesquisa, Ensino e Extensão” e que, atualmente, nosso curso conta com apenas 12 (doze) professores para ministrar 42 disciplinas – contadas somente as internas do Curso de Matemática – além de outras que naturalmente são demandadas por diversos outros cursos da Universidade. Ainda, os professores desenvolvem atividades de extensão e de pesquisa, além das demandas administrativas.
Somos poucos e trabalhamos muito! Infelizmente, há alguns semestres, estamos deixando de ofertar disciplinas por falta de professores, mas estamos fazendo esforços hercúleos para que nossos alunos, mesmo com todas essas dificuldades, possam concluir o curso no tempo previsto. Com isso, nossas cargas horárias estão sempre extrapoladas, visto que ainda estamos envolvidos em coordenação de grupos de estudo e de pesquisa, elaboração e revisão de artigos para revistas científicas, organização de eventos e cursos, coordenação de laboratórios, coordenação de projetos, orientações de trabalhos, além de ocuparmos cargos de gestão na Universidade.
É urgente que o Governo do Estado do Ceará, que se orgulha de apresentar um projeto educacional reconhecido em nível nacional, tenha um olhar mais cuidadoso com o quadro de professores das universidades estaduais, em especial com a UVA, afinal, não à toa, apesar de todas as dificuldades, somos referência na formação de professores da Região Norte do Ceará. Entendemos que a pandemia dificultou muitas questões, mas estamos reivindicando concurso para suprir nossa carência de professores efetivos há, pelo menos, seis anos.
Destacamos ainda, o momento atípico que estamos enfrentando. Por conta da pandemia do novo Coronavírus, os professores do país inteiro tiveram que se adequar a uma realidade 100% virtual, o que exige de nós uma reestruturação da nossa prática docente, dos materiais didáticos utilizados nas aulas e até dos aparatos tecnológicos que utilizamos. Isso afeta diretamente o nosso tempo de trabalho, também impactando na oferta das disciplinas em cada semestre, pois sempre devemos considerar e ter zelo pelo aprendizado das nossas alunas e dos nossos alunos, levando em consideração, igualmente, suas condições tecnológicas/estruturais, físicas, emocionais e sociais, devido a modalidade de ensino que estamos nos defrontando atualmente.
E nós do curso de Licenciatura em Matemática ponderamos tudo isso! Desta forma, no semestre 2020.2, optamos por não receber novos alunos para que possamos dar mais atenção à formação dos estudantes que já estão no curso. Esperamos ansiosamente que nos semestres seguintes possamos receber novos estudantes e dar continuidade a esse importante trabalho de formar professores de matemática.
Sobral, 05 de Fevereiro de 2021