Pelo quarto ano seguido, o Laboratório de Vídeos Didáticos (LAVID) do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), tem um vídeo classificado para o Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática organizado pelo Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), liderado pelo professor Marcelo de Carvalho Borba, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Rio Claro.
O vídeo classificado está concorrendo com outros 27 na categoria Ensino Superior e até o dia 25 de agosto, está aberto o Juri Popular, onde os internautas podem assistir aos vídeos, curtir e compartilhar. Na sua quarta edição, o Festival acontece em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a fase final, antes prevista para acontecer no interior gaúcho, acontecerá online, nos dias 27 e 28 de agosto.
Para a edição de 2020, a equipe do LAVID conseguiu gravar o vídeo bem no início das inscrições, ainda sem os efeitos da pandemia. “Torta Diofantina” trata de Teoria dos Números, mais especificamente sobre equações diofantinas, aproveitando uma situação do cotidiano para ilustrar a busca por soluções inteiras de uma equação com coeficientes inteiros.
A história é de Edymara Prado, egressa de nosso curso e uma das fundadoras do LAVID. Todo o processo de produção é do próprio LAVID, com direção de Bruna Rodrigues e atuações de Lidiane Santana, Mateus Azevedo, Ramone Freire, Jailton Rodrigues.
Assista e, se possível, curta e compartilhe!
Notícia atualizada em 12 de agosto de 2020, 18h43