Não bastassem os cearenses se destacarem anualmente entre os aprovados do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), os estudantes do Estado agora terão também a oportunidade de realizar um mestrado profissional da entidade pertinho de casa. Será o primeiro curso do ITA realizado fora de São José dos Campos (SP). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (4).

Trata-se do Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (MP-Safety), que será realizado numa parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o governo do Estado.
O reitor do ITA, Fernando Sakane, brincou ao lembrar o alto número de alunos do Ceará no instituto. “Quero destacar que estamos de volta ao Ceará para pagar uma dívida que tínhamos desde 1940. Brincamos ao dizer que o cearense de hoje é o japonês da década de 60. Antes diziam que para entrar no ITA era preciso expulsar os japoneses. Hoje os cearenses expulsaram os japoneses e as pessoas brincam que para entrar no ITA é preciso expulsar os cearenses. O sistema educacional do Ceará é algo que impressiona em todos os sentidos”, disse ele.
Segundo ele, em 2015 o ITA convocou 170 alunos, dos quais 61 são cearenses, mais de 35% do total. Além disso, de 18 mulheres, 10 são cearenses. O destaque dos estudantes cearenses foi um dos motivos que permitiram a vinda do mestrado para o Estado, segundo o governador Camilo Santana, durante solenidade no Palácio Abolição. “Esse curso é um primeiro passo importante para que o ITA se estabeleça no Ceará. Isso nos honra muito”, afirmou.
Inscrições
As inscrições para o curso MP-Safety (http://www.ita.br/posgrad/mprof) serão realizadas até o dia 22 de janeiro mediante o preenchimento de formulário específico. Os exames de seleção poderão ser feitos em três datas: 13 de dezembro de 2015, 9 de janeiro de 2016 e 24 de janeiro de 2016. As provas ocorrerão no prédio da Secretaria do Centro de Tecnologia, Bloco 710, no Campus da UFC no Pici.
Poderão participar profissionais com ensino superior que atuem ou pretendam atuar no setor de aviação, almejando sistematizar e ampliar seus conhecimentos relacionados à Segurança de Aviação, à Aeronavegabilidade Continuada, Tecnologia da Informação e Energia Renováveis, em nível de Mestrado Profissional. O MP-Safety está dividido em três fases. A primeira, com oferta de disciplinas obrigatórias e optativas, será de 13 de fevereiro de 2016 a 27 de outubro de 2017.
A segunda, referente ao estágio profissional em São José dos Campos, acontecerá entre os dias 6 e 10 de novembro de 2017. A terceira e última, incluindo desenvolvimento, Exame de Qualificação e Exame de Defesa da Dissertação de Mestrado, está programada para o período de 13 de fevereiro de 2016 a 31 de janeiro de 2019. O curso acontecerá no Centro de Tecnologia, Bloco 710, no Campus da UFC no Pici.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste (online)