
Na manhã desta quinta-feira, 2 de julho, estudantes do curso de Matemática participaram de um ato em defesa do PIBID, realizado na Praça de Cuba, centro de Sobral.
Recentemente, o governo anunciou corte de mais de 9 bilhões de reais nos recursos para a educação, sendo que R$ 750 milhões seriam suprimidos da cota da CAPES. Esse fato gerou grande apreensão entre os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência de todo o país, que há cerca de duas semanas veem se mobilizando em diversas cidades do Brasil organizando atos em defesa dos programas de auxílio à formação de professores.
São mais de 90 mil bolsistas do PIBID no Brasil inteiro. Em Sobral, além da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) o programa está presente em outras três instituições de ensino superior (Instituto Federal – IFCE/Sobral, Universidade Federal do Ceará – UFC e Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA). Na UVA, são 480 universitários atendidos pelo programa, sendo que no curso de Matemática são 40 bolsistas atuando em oito escolas da Região Norte.
Os atos que veem acontecendo por todo o país visam informar a população em geral do prejuízo que a descontinuidade desse programa pode gerar à Educação Brasileira como um todo. Afinal de contas, a formação de professores teria um retrocesso com o encerramento ou diminuição de investimentos no Programa.
Na imprensa:
http://ocearaonline.blogspot.com.br/2015/07/corte-de-verbas-na-educacao-gera.html